terça-feira, 3 de setembro de 2013

SALVAÇÃO E SANTIFICAÇÃO

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”. (Ef. 2:8-9)
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas”. (Hb. 12:14-17).
O escritor do livro aos Hebreus faz uma advertência a respeito de passarmos pelo processo da santificação, pois sem ele ninguém verá o Senhor! Fomos chamados para sermos santos como bem nos ordena a Palavra em 1 Pedro 1:15-16, mas como sermos santos se ainda estamos vivendo em um corpo que a Bíblia denomina “corruptível”?(1Cor. 15: 53-54). Parece que há uma incoerência bíblica? Ser santo é não pecar?
Precisamos andar com entendimento a cerca destas coisas afim de que satanás não nos faça presa sua. Muitos cristãos que ainda são bebês na fé estão sendo contaminados por uma falsa doutrina de que a salvação é realizada por meio da santificação. Precisamos esclarecer que Deus nos deu a vida eterna por meio do Seu Filho (1 Jo. 5;11-13) e nEle habita a salvação (Atos 4:12; 15:11) de nossas almas, portanto não há nada que possamos fazer para sermos salvos, nem mesmo a “santificação” poderá nos salvar! Tudo aquilo que o homem tenta produzir para ser salvo é reprovado por Deus (Is. 59; 64:6; Rm. 3:19-20; Gl. 3:11).
Em toda a bíblia é nos ensinado que o homem nunca pôde tirar de si mesmo o pecado e manter-se puro diante de Deus nem por um só momento. A salvação é por meio da nossa fé, a qual se apóia na Graça, e isto nos traz de volta a posição de filhos e herdeiros com Cristo e em paz para com Deus. Mas por que o livro aos hebreus nos diz que sem a santificação ninguém verá o Senhor?
Precisamos entender o que significa santificação e como alcançá-la.
Santificação é o processo pelo qual nós tornamos, a cada dia, mais parecidos com Jesus. Paulo fala de crescermos a estatura de varão perfeito (Ef. 4:13) e de crescermos no pleno conhecimento de Cristo (Ef. 1:17). Então isto nos diz que aquele que verdadeiramente aceitou a salvação por meio da Graça busca se parecer a cada dia com aquele que o salvou (1 Cor. 11:1), e na essência, isto é aprender a amar, pois Cristo nos salvou porque nos amou primeiro. Não fui eu quem quis a Ele senão que Ele me atraiu por seu grandioso amor! Neste processo atraímos as pessoas para Cristo, porque existe algo em nós que se parece com Jesus e isto faz com que as pessoas encontrem a verdade e a salvação. Isto é anunciar a Cristo. Quando buscamos a santificação anunciamos Jesus Cristo ao mundo!
Mas o que eu posso fazer para me santificar? Absolutamente nada! Qualquer tentativa humana de tornar-se santo seria buscar por esforço próprio, e aí é que vem a revelação a qual o escritor do livro aos hebreus nos deixou no versículo seguinte: “tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus...”
Há um grande perigo ao tentarmos nos santificar, que é o de ficarmos privados da Graça de Cristo. Quando penso que tenho que buscar a santificação para ser salvo eu me privo da Graça. Quando penso que só vou chegar ao céu se eu me santificar fico privado da Graça de Cristo, e isto significa em última análise perder a salvação! Ao tentarmos nos santificar, entramos em situações de amargura de espírito, porque percebemos que nunca estamos avançando neste processo porque se trata de esforço próprio, e o homem não pode agradar a Deus por métodos humanos. Entramos em legalismos de abdicarmos de algumas coisas como se isto fosse o processo de santificação e nisto contaminamos a outros neste processo.
Eu devo desejar o processo da santificação porque ele (Jesus) me transforma a cada dia em um filho cada vez mais parecido com o Pai. Mas se eu não quero buscar a santificação então isto também significa que não quero ser a imagem nem semelhança do Pai, nem tão pouco a do Seu Filho Jesus! É por isso que o texto diz que ninguém verá o Senhor! Ele não está dizendo que nós não veremos o Senhor e sim que ninguém verá o Senhor! Como alguém pode ver Deus em minha vida se não há nada em mim que se pareça com Ele? O texto não está falando de ser salvo por meio da santificação, e sim de sermos santificados para que o mundo veja o Senhor! (Jo. 17: 17-23). Aqui neste texto está bem claro que o processo da santificação é para que o mundo creia que Cristo veio e se manifestou a nós, e não para sermos salvos. Deus quer que o mundo O veja revelado em nós! Afinal, ver a Deus no sentido de nos encontrarmos com Ele todos um dia O verão, pois a Bíblia diz que todo o olho o verá e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor! (Ap. 1:7; 15:4).
Agora fica fácil entendermos porque o escritor do livro aos hebreus cita Esaú na seqüência do texto sobre santificação. Esaú desprezou o direito a primogenitura, ele não quis herdar as responsabilidades do seu pai Isaque, ele não valorizou a sua posição. Deus assim o chamou de profano e devasso, aquele que despreza a sua herança. Deus quer nos dar herança já nesta vida, mas para isto é necessário que tenhamos zelo pela vida que Deus quer produzir em nós por meio da santificação. Profano porque tratou das coisas sagradas como se fosse coisa qualquer; e devasso (fornicário) porque vendeu a herança como aquele que vende o seu próprio corpo.
Mas então como buscar a santificação?
Isto é simplesmente permitir que o Espírito Santo de Deus e a Sua Palavra venham agir em nossas vidas. Desejar com todo o entendimento, coração e forças, que o processo se inicie e nunca mais pare até que nos tornemos a imagem e semelhança perfeita de Cristo. Assim Paulo nos escreveu:
“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, e ele também o fará”. (1 Ts. 5:23-24).

Amados, descansem na Graça e cresçam no conhecimento de Cristo e da sua santificação em nossas vidas. Deus vos abençoe!

Nenhum comentário: